Cidades

São Gonçalo promove ações de combate a violência contra o idoso nesta terça

Também no Centro Dia, às 13h30, ocorrerá a palestra com o tema "Cuidar dos idosos é preservar nossa história", Foto: Agência Brasil

A Secretaria de Assistência Social de São Gonçalo preparou uma programação repleta de ações de conscientização em homenagem ao Junho Violeta, mês de combate à violência contra a pessoa idosa. O Centro Dia e Centro de Referência vão promover ações no mês de combate à violência contra a pessoa idosa nesta terça-feira (15).

De acordo com dados divulgados pelo Governo Federal, somente no primeiro semestre deste ano, mais de 33,6 mil casos de violação de direitos humanos foram registrados contra os idosos no país.

Nesta terça-feira (15), dia oficial de celebração da data, o Centro Dia - localizado na Av. Albino Imparato, número 1.510, no bairro Jardim Catarina - irá promover, a partir das 8h, uma exposição sobre a conscientização contra violência ao idoso com o Disque 100 em destaque.

O Centro de Referência - que fica no mesmo local do Centro Dia - receberá, às 9h, a palestrante Sandra Rabello, que vai ministrar a palestra com o tema "Respeito ao Idoso, Responsabilidade de todos!", com a ideia de tornar a população ciente do problema por meio de informações que revelem as situações de violência contra a pessoa idosa e promovam a compreensão de suas causas. 

Também no Centro Dia, às 13h30, ocorrerá a palestra com o tema "Cuidar dos idosos é preservar nossa história", com o objetivo de conscientizar sobre enfrentamento da violência contra a pessoa idosa, uma questão de direitos humanos. Já às 14:30, acontece a palestra "Os impactos psicológicos da violência contra o Idoso", cuja ideia é alertar sobre os impactos que a violência contra a pessoa idosa acarreta no dia a dia. E, para encerrar a programação, às 15h30 acontecerá uma atividade lúdica sobre o tema.

As ações são em  cumprimento do Estatuto do Idoso (Lei nº 10.741 de 1º de outubro de 2003), do Plano de Ação Internacional para o Envelhecimento (ONU/2002) e das deliberações da I Conferência Nacional dos Direitos da Pessoa Idosa, no que diz respeito ao enfrentamento de todas as formas de violência e da exclusão social contra esse grupo social. 

< Faetec prorroga inscrições para profissionais bolsistas e cursos técnicos Paes e Doria disputam corrida para vacinação contra Covid-19 <